A Pele

A pele é o maior órgão do corpo e tem como finalidade:

  • Proteger o corpo contra infecções e lesões.
  • Ajudar a regular a temperatura corporal.
  • Produzir vitamina D.
  • Controlar a perda de líquido.
  • Eliminação de resíduos do metabolismo corporal pela secreção sebácea e sudorípara.
  • Proteger o corpo da radiação ultravioleta (UV).
  • Relacionar com o ambiente externo por meio da estimulação de terminações nervosas (tacto, pressão, dor).

A pele é formada por três camadas:

pele

Epiderme

É a camada superior da pele, que protege as camadas mais profundas e os tecidos e órgãos do corpo, do meio ambiente.

O queratinócito é o principal tipo de célula da epiderme, e compreende aproximadamente 90% das células epidérmicas. Estas células produzem a queratina, uma proteína resistente e impermeável responsável pela proteção.

Além dos queratinócitos encontram-se também na epiderme: os melanócitos, que produzem o pigmento que dá cor à pele (melanina) e células de defesa imunológica (células de Langerhans).

A epiderme é composta por quatro camadas:

  1. Camada córnea – É a camada mais externa da epiderme, constituída basicamente de queratina. A renovação celular constante da epiderme faz com que as células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras.
  2. Camada granulosa – Os queratinócitos apresentam no seu citoplasma grande quantidade de grânulos de queroto-hialina (proteína precursora da queratina).
  3. Camada espinhosa – É constituída por células cúbicas (ou achatadas) com mais queratina que as basais. Nesta camada começam a formar junções celulares umas com as outras como desmossomas (células responsáveis pela síntese da vitamina D).
  4. Camada basal – É a camada mais profunda e está em contato com a derme, onde existe uma intensa multiplicação celular. É constituída por células cúbicas pouco diferenciadas, com muito pouca queratina. Algumas destas células diferenciam-se e passam para a camada mais superficial, enquanto outras se mantêm na camada basal e continuam a se dividir (renovação da pele).

A epiderme dá origem aos anexos cutâneos: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículos pilosos, sebáceos e das glândulas sudoríparas na pele formam os orifícios conhecidos como poros.

A junção da epiderme com a derme tem a forma de papilas, que proporciona uma superfície de contato e de maior resistência ao atrito da pele.

Derme

A derme, camada localizada entre a epiderme e a hipoderme, é responsável pela resistência e elasticidade da pele. A derme contém os folículos pilosos, as glândulas sudoríparas, os vasos sanguíneos e nervos que são mantidos no lugar pelo colágeno, proteína formada pelas células chamadas fibroblastos, que fornecem à pele resiliência e resistência.

Hipoderme

A hipoderme é a camada mais profunda da pele. É composta pelo tecido conjuntivo, que envolve células gordurosas e forma lobos de gordura. O tecido subcutâneo conserva o calor do corpo e tem um efeito de absorção de choque que fornece proteção contra traumas físicos.

CAPC

Autor: CAPC

O CAPC visa principalmente a assistência humanitária e social às pessoas com câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe!