Telefone para contato:

(54) 98126-4699

A Próstata

A próstata é uma glândula auxiliar do sistema genital masculino, localizada na frente do reto e embaixo da bexiga urinária. A próstata tem praticamente o tamanho de uma noz e pesa entre 15 e 30 gramas. É também dentro da próstata que ocorre a transformação do principal hormônio masculino (a testosterona) em diidrotestosterona, que controla o crescimento da glândula. Além da próstata, outras glândulas sexuais importantes nos homens são os testículos e as vesículas seminais. Juntas, essas glândulas secretam os fluidos que compõem o sêmen.

A função da próstata é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozóides no sêmen. Este líquido produzido pela próstata é importante para a vitalidade dos espermatozóides na fecundação. Pode-se dizer, então, que as glândulas secretam fluídos e a próstata fabrica parte do fluído (sêmen) liberado no clímax do ato sexual. A próstata precisa de hormônios dos testículos para funcionar e caso esses hormônios masculinos estejam baixos, pode provocar o encolhimento da próstata. O fluído das glândulas é produzido no epitélio.

prostata

Nas glândulas, o epitélio é envolvido por um tecido, chamado estroma. Na próstata, este estroma contém fibras musculares, que podem influenciar os sintomas produzidos pelos distúrbios prostáticos. Tanto o epitélio como o estroma crescem com o aumento da próstata.

Embora a próstata tenha a aparência de um único órgão, na realidade ela tem duas partes distintas, cada uma delas sujeita a diferentes doenças. Isso pode parecer um pouco complicado, mas ajuda a compreender os problemas causados na próstata, e como eles são tratados, se ela for vista como consistindo em uma parte interna e outra externa, ambas constituídas por glândulas (epitélio) envolvidas por tecido (estroma) contendo músculo.

Perto da próstata há dois músculos importantes chamados esfíncteres que controlam a bexiga impedindo a perda de urina. Eles também ajudam a eliminar o esperma no ato sexual. O músculo abaixo da próstata, chamado esfíncter externo da bexiga, é particularmente importante para prevenir a perda de urina.

A próstata aumenta pouco na puberdade, atinge aproximadamente 20 gramas por volta dos 20 anos de idade e cresce em média 0,4gramas por ano a partir dos 30 ou 40 anos. Este aumento não significa câncer. Mas, geralmente causa problemas porque estreita a uretra provocando obstrução do fluxo da urina. O importante é você cuidar bem de sua saúde e visitar um urologista assim que perceba qualquer alteração na próstata.

CAPC

Autor: CAPC

O CAPC visa principalmente a assistência humanitária e social às pessoas com câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe!