Telefone para contato:

(54) 98126-4699

Abordagem Multidisciplinar do Tratamento do Câncer Colorretal

O diagnóstico de câncer exige do paciente e de seus familiares uma série de adaptações e mudanças em suas rotinas.

É importante saber que, além de todo o cuidado dispensado pelo seu médico oncologista, também se pode contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar, com profissionais especializados nas mais diversas áreas da saúde:

  • Enfermeiro – É o profissional que está ao lado do paciente em todos os momentos e que orienta sobre os possíveis efeitos colaterais, sinais e sintomas e outras possíveis dúvidas que surjam durante o tratamento. O enfermeiro é quem dá as orientações sobre os cuidados e precauções gerais da colostomia.
  • Psicólogo – Sentimentos como depressão, ansiedade, medos, preocupações e dúvidas são comuns e muitas vezes, precisam de cuidado. O psicooncologista apoia emocionalmente o paciente e seus familiares, proporcionando uma melhor qualidade de vida.
  • Nutricionista – É o profissional que pode ajudar a diminuir os efeitos colaterais do tratamento por meio de uma alimentação equilibrada e saudável. Em casos de colostomia, também são necessárias orientações sobre o que comer e o que deve ser evitado.
  • Fisioterapeuta – É responsável por promover a recuperação físico-funcional do paciente restaurando movimentos e funções comprometidas durante ou após a doença.

<–Voltar

CAPC

Autor: CAPC

O CAPC visa principalmente a assistência humanitária e social às pessoas com câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe!