Telefone para contato:

(54) 98126-4699

Causas do Câncer Colorretal

A causa da maioria dos casos de câncer colorretal ainda é desconhecida, mas muitas pesquisas estão sendo realizadas nesta área.

Atualmente, existem alguns progressos na compreensão de como certas mutações no DNA podem fazer com que células normais se tornem cancerígenas:

  • Mutações Genéticas Herdadas

Alguns cânceres colorretais são causados por mutações genéticas hereditárias. Hoje, já se conhece muitas das mutações do DNA e seus efeitos sobre o crescimento das células.

As síndromes hereditárias mais comuns associadas ao câncer colorretal são: polipose adenomatosa familiar, câncer colorretal hereditário sem polipose, síndrome de Gardner, síndrome Turcot, síndrome Peutz-Jeghers e polipose MUTYH.

  • Mutações Genéticas Adquiridas

A maioria das mutações do DNA relacionadas ao câncer colorretal não são herdadas, mas adquiridas durante a vida de uma pessoa. Até o momento, não existe comprovação específica de qualquer mutação relacionada a determinado produto químico presente no meio ambiente ou na alimentação cause o câncer colorretal. A causa da maioria das mutações adquiridas permanece desconhecida, e ainda é necessária mais investigação.

<–Voltar

CAPC

Autor: CAPC

O CAPC visa principalmente a assistência humanitária e social às pessoas com câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe!