Telefone para contato:

(54) 98126-4699

Diagnóstico do Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células

Para o diagnóstico de câncer de pulmão os médicos utilizam uma série de exames que ajudam também a verificar se a doença já está disseminada. Alguns exames permitem determinar quais tipos de tratamentos serão mais eficazes.

Para a maioria dos tipos de câncer, a biópsia é a única maneira de fazer um diagnóstico definitivo de câncer.

Histórico Clínico e Exame Físico

Será perguntado durante a consulta seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar, e outras condições clínicas.

Para definir o tipo de exame adequado para cada paciente o médico leva em conta fatores como:

  • Tamanho, localização e tipo de lesão suspeita.
  • Idade e condição clínica do paciente.
  • Gravidade dos sintomas.
  • Resultados de exame anteriores.

Além de exame físico, podem ser realizados exames como:

  • Citologia de Escarro – Se houver razão para suspeitar de câncer de pulmão, o médico colhe material da expectoração do paciente e envia para análise. O patologista que é o profissional especializado observa e poderá eventualmente encontrar células cancerígenas no muco.
  • Toracocentese – Este procedimento é utilizado em casos de derrame pleural. É utilizada uma agulha estéril para retirar uma amostra do fluido anormal para exame de laboratório e diagnóstico da amostra.
  • Exames de Sangue – Os exames de sangue não são usados para diagnosticar o câncer de pulmão, mas para se ter uma noção do estado geral de saúde do paciente. Os exames bioquímicos do sangue podem ajudar a detectar anormalidades pontuais em alguns órgãos, como fígado ou rins.
  • Prova de Função Pulmonar – As provas de função pulmonar são muitas vezes feitas após o diagnóstico do câncer de pulmão para avaliar o funcionamento dos pulmões. Estes testes permitem que o médico decida se a cirurgia é (ou não) uma boa opção, e a quantidade de pulmão que pode ser removida com segurança.

<– Voltar

CAPC

Autor: CAPC

O CAPC visa principalmente a assistência humanitária e social às pessoas com câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe!