O Sistema Digestivo

O cólon e o reto são partes do sistema digestivo ou sistema gastrointestinal. A primeira parte do sistema digestivo (estômago e intestino delgado) é responsável por obter do alimento ingerido os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, enquanto a última parte (cólon e reto) é caracterizada por ser a parte do intestino na qual os movimentos peristálticos fazem maior pressão no bolo alimentar a fim de solidificá-lo e transformá-lo em fezes.

  • Intestino Delgado

O intestino delgado faz parte do sistema digestivo, se estendendo entre o estômago e o intestino grosso (ou cólon), e é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo.

O intestino delgado tem aproximadamente 5m de comprimento, está enrolado em volta dele mesmo para caber dentro do abdome. É o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Embora o intestino delgado represente praticamente ¾ do sistema digestivo, é muito raro o desenvolvimento de um câncer nessa região.

  • Intestino Grosso

O intestino grosso está constituído pelo cólon e pelo reto.

Quando o alimento é ingerido, ele passa do esôfago para o estômago, onde tem início a digestão. Em seguida, vai para o intestino delgado, onde os nutrientes essenciais são absorvidos pelo organismo. O alimento digerido passa para o cólon, que absorve a água. Após passar pelo cólon, os resíduos remanescentes (fezes) são mantidos no reto até a eliminação pelo ânus.

  • Cólon

O cólon é dividido em quatro partes:

  1. Cólon ascendente – A primeira parte do cólon começa do lado direito inferior do abdome, logo após o intestino delgado, seguindo um trajeto ascendente para o lado direito do abdome.
  2. Cólon transverso – A segunda parte atravessa a parte superior do abdome.
  3. Cólon descendente – A terceira parte desce pelo lado esquerdo inferior do abdome.
  4. Cólon sigmoide – A parte final do cólon tem a forma de “S”.

As paredes do cólon são compostas por camadas de tecido. A maioria dos cânceres de cólon inicia-se no revestimento mais interno do intestino e se desenvolvem a partir do crescimento de pólipos.

estomago_1_intestino_figado

Quase todos os cânceres do intestino desenvolvem-se no intestino grosso, 2/3 deles estão no cólon.

  • Reto

O reto é a última parte do intestino grosso, antes do ânus, e tem cerca de 15 cm de comprimento.

Para entender a localização de um câncer no reto, é necessário dividi-lo em três partes: superior, média e inferior. O reto superior é a região situada imediatamente após o cólon sigmoide, o reto inferior é a parte final do intestino grosso, ligada ao ânus.

De todos os cânceres de intestino cerca de 1/3 se desenvolve no reto.

  • Ânus

O ânus é a área muscular no final do intestino grosso. É a região que se comunica com o exterior e que contém um anel muscular (esfíncter) que controla a saída das fezes do corpo.

CAPC

Autor: CAPC

O CAPC visa principalmente a assistência humanitária e social às pessoas com câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe!