Telefone para contato:

(54) 98126-4699

Onde devo me tratar?

Uma pergunta que deve ser respondida antes de proceder com qualquer tratamento é: Onde devo me tratar?

O tratamento do câncer deve ser conduzido por profissionais e em centros com capacitação adequada.

Um clínico geral não tem competência para prescrever quimioterápicos. Um cirurgião geral sem o devido treinamento também não tem habilidade para operar um caso de câncer de maneira adequada.

Se a cirurgia for realizada em um hospital público (SUS), a paciente deve se informar quem é o médico responsável pelo seu caso.

Não é aceitável que não haja um médico responsável, mesmo em se tratando de um hospital escola, onde eventualmente a paciente terá contato com diversos residentes e até alunos de graduação. Isto vale para cirurgia, radioterapia e tratamento sistêmico pela oncologia.

Especificamente no caso de doença metastática, em que o tratamento sistêmico pode durar muitos anos, é extremamente importante que a paciente tenha um médico que conheça a sua história adequadamente, e com o qual a paciente tenha uma relação de confiança.

Se a paciente tiver a opção de escolher onde quer ser tratada, deve procurar um profissional com experiência no tratamento do câncer e em quem confie ou um centro de excelência no tratamento do câncer, e que em princípio terá profissionais mais habilitados.

No caso de radioterapia, a paciente deve atentar para o tipo de equipamento disponível, e discutir abertamente com o médico sobre a possibilidade de minimizar os efeitos colaterais, se for encaminhada para se tratar em algum centro com equipamento mais moderno.

Dependendo da situação clínica, pode ser solicitado para a paciente participar de um estudo clínico.

A pesquisa médica avança, justamente, comparando o tratamento tradicional, que pode (ou deve) ser oferecido em qualquer centro, com um tratamento inovador e potencialmente melhor.

A paciente deve averiguar junto com seu médico se existe algum estudo disponível em sua cidade, e se assim for, discutir abertamente sobre a hipótese de participar deste estudo.

Estudos clínicos estão disponíveis, geralmente, em grandes centros universitários ou hospitais privados de grande atendimento oncológico.

<–Voltar

CAPC

Autor: CAPC

O CAPC visa principalmente a assistência humanitária e social às pessoas com câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe!