Telefone para contato:

(54) 98126-4699

Os Pulmões

Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados dentro da caixa torácica. O pulmão direito é dividido em 3 partes, conhecidas como lobos; o pulmão esquerdo possui 2 lobos. O pulmão esquerdo é menor, porque o coração está localizado desse lado do corpo.’

pulmao

Quando uma pessoa inspira, o ar entra pela boca e nariz e vai para os pulmões através da traquéia. A traquéia se divide nos chamados brônquios, que por sua vez se subdividem em ramos menores denominados bronquíolos. No final dos bronquíolos existem pequenos sacos de ar denominados alvéolos.

Vasos sanguíneos minúsculos passam pelos alvéolos. Eles absorvem oxigênio do ar inalado na corrente sanguínea e liberam o dióxido de carbono do corpo para dentro dos alvéolos. O dióxido de carbono que é uma substância tóxica para o organismo é retirado do corpo no momento da expiração. Captar oxigênio e livrar-se do dióxido de carbono, são as principais funções dos pulmões.

Um revestimento fino chamado pleura envolve os pulmões. A pleura protege esses órgãos e os ajuda a deslizar dentro da caixa torácica à medida que se expandem e contraem durante a respiração.

Debaixo dos pulmões, um músculo em forma de cúpula, denominado diafragma separa o tórax do abdômen. Quando a pessoa respira, o diafragma se move para cima e para baixo, forçando o ar para dentro e para fora dos pulmões.

CAPC

Autor: CAPC

O CAPC visa principalmente a assistência humanitária e social às pessoas com câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe!