Psico-Oncologia

Cada vez mais está provado que um bom suporte psicológico ajuda muito na recuperação de um paciente de câncer. O câncer é um conjunto de variadas patologias, por isso cada tipo de câncer pode trazer demandas específicas a cada indivíduo.

As pessoas que recebem um diagnóstico de câncer, passam por vários níveis de estresse. As mudanças físicas e psíquicas, as alterações no estilo de vida e as preocupações financeiras são aspectos que costumam preocupar qualquer pessoa com câncer. É aí que entra a necessidade de um apoio psicológico adequado.

Sabemos que a tristeza e a angústia são reações normais quando recebemos um diagnóstico de câncer. Não só os pacientes com câncer, mas também seus familiares experimentaram diferentes níveis de estresse e de perturbação emocional. O importante é encontrar caminhos que nos levem a enfrentar o problema da melhor maneira possível, isto é, com segurança, confiança, vontade de vencer, paciência, enfim, uma série de necessidades que podem ser supridas quando contamos com um apoio psicológico adequado.

Reservamos este espaço especial do Oncoguia para trazer a você alguns artigos interessantes escritos por psicólogos, psicanalistas, psicoterapeutas; falamos sobre grupos de apoio, locais que prestam atendimento psicológico e fazemos algumas abordagens psicológicas, dentre elas a musicoterapia, arteterapia, a importância da Psico-oncologia e outros temas.

CAPC

Autor: CAPC

O CAPC visa principalmente a assistência humanitária e social às pessoas com câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe!