Telefone para contato:

(54) 98126-4699

Sobre o Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células

O câncer de pulmão se desenvolve a partir do crescimento desordenado das células provocando o aparecimento de um tumor. Esse tumor têm a capacidade de se espalhar para outras partes do corpo.

Os diferentes tipos de câncer de pulmão podem aparecer também em diferentes tipos de células que pertencem ao órgão, por exemplo, nos brônquios, nos bronquíolos ou nos alvéolos.

O Sistema Linfático

É importante entender o sistema linfático porque é através deste sistema que o câncer pulmonar se dissemina.

Os linfonodos são pequenas estruturas, na forma de feijão, do sistema imunológico (células que ajudam à defesa do organismo) conectadas por vasos linfáticos. Os vasos linfáticos são como veias de pequeno porte, com a diferença que conduzem a linfa, em lugar de sangue. A linfa contém o excesso de fluido e de produtos residuais de tecidos do corpo, bem como células do sistema imune.

As células do câncer de pulmão podem entrar nos vasos linfáticos e começar a se desenvolver nos gânglios linfáticos ao redor dos brônquios e no mediastino (parte central da caixa torácica). Quando as células de câncer de pulmão atingem os nódulos linfáticos, provavelmente já se disseminaram para outros órgãos do corpo.

<– Voltar

CAPC

Autor: CAPC

O CAPC visa principalmente a assistência humanitária e social às pessoas com câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe!