Telefone para contato:

(54) 98126-4699

Tipos de Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células

O câncer de pulmão se divide em dois tipos principais, câncer de pulmão de pequenas células e câncer de pulmão de não pequenas células, cada um com características próprias de crescimento e de disseminação, assim como de tratamento.

Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células

Cerca de 85% a 90% dos cânceres de pulmão são de não pequenas células. O câncer de pulmão de não pequenas células se desenvolve a partir das células epiteliais, é o tipo mais comum. Tem um padrão de crescimento e de disseminação mais lento.

O câncer de pulmão de não pequenas células está dividido em três subtipos, dependendo do tipo de célula onde se originou:

  • Adenocarcinoma – Começa nas células que revestem os alvéolos e produzem substâncias como muco.
  • Carcinoma de células escamosas – Câncer que começa em células escamosas, que são células finas, chatas, que parecem escamas de peixe. Este também é chamado carcinoma epidermóide.
  • Carcinoma de grandes células – Câncer que pode começar em diferentes tipos de células grandes.

Câncer de Pulmão de Pequenas Células

Cerca de 10% a 15% de todos os cânceres de pulmão são de pequenas células. O câncer de pulmão de pequenas células é uma doença que se origina nas vias aéreas centrais. Desenvolve-se, em geral, a partir dos brônquios lobares e principais e, raramente, a partir da traqueia. O câncer de pulmão de pequenas células tem sido fortemente associado ao tabagismo.

É um tumor agressivo. Apesar das características neuroendócrinas, não está claro se a origem desse tumor é de uma célula neuroendócrina ou de uma célula epitelial não diferenciada das vias aéreas.

Outros Tipos de Câncer de Pulmão

Além dos dois tipos principais de câncer de pulmão, outros tumores podem ocorrer nos pulmões.

Os tumores carcinóides do pulmão correspondem a menos de 5% dos tumores pulmonares. A maioria dos tumores de crescimento lento é denominada carcinóides típicos. Eles são geralmente curados por meio de cirurgia. Alguns tumores carcinóides típicos podem disseminar, mas geralmente eles têm um prognóstico melhor do que o de Pequenas Células ou Não Pequenas Células de pulmão. Os tumores carcinóides atípicos são menos comuns.

Há, ainda, outros tumores pulmonares, mais raros, tais como carcinoma adenóide cístico, hamartomas, linfomas e sarcomas.

<– Voltar

CAPC

Autor: CAPC

O CAPC visa principalmente a assistência humanitária e social às pessoas com câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe!