Telefone para contato:

(54) 98126-4699

Uso de anticoncepcional já evitou 200 mil casos de câncer, aponta estudo

Para chegar até este resultado, os estudiosos tiveram que reunir mais de 27 mil mulheres com o mesmo tipo de câncer de todos os lugares do mundo

Anticoncepcional-Minian-apresentao-e-cuidados-de-administraoOs anticoncepcionais orais preveniram cerca de 200 mil casos de câncer de endométrio nos últimos 20 anos. Pelo menos é o que destaca um estudo divulgado nesta quarta-feira, 5, pela revista médica britânica “The Lancet Oncology Journal”.

Segundo os cientistas da Universidade de Oxford, nos países desenvolvidos – que possuem renda mais alta – o comprimido evitou 400 mil casos desta doença nos últimos 50 anos. De acordo com a principal pesquisadora do projeto, Valerie Beral, o “efeito protetor” é duradouro.

“As mulheres mais jovens ainda continuam com a proteção ao atingir os 50 anos, idade em que o a aparição da doença é mais comum”, disse Valerie.

Para chegar até este resultado, os estudiosos tiveram que reunir mais de 27 mil mulheres com o mesmo tipo de câncer de todos os lugares do mundo. Após as análises de dados, foi identificado que por cada cinco anos da utilização do anticoncepcional, o risco de câncer endometrial se reduzia um quarto.

Conforme as análises, a aferição é mais perceptível quando verificada em países de rendas altas, já que a prevenção é mais acessível e rotineira.

Fonte: O Povo

CAPC

Autor: CAPC

O CAPC visa principalmente a assistência humanitária e social às pessoas com câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe!