Telefone para contato:

(54) 98126-4699

Yoga

A importância da Yoga para a saúde

O yoga refere-se a uma filosofia de vida e tudo que se refere à vida em forma espiritual é yoga. É um antigo sistema filosófico de disciplinas que procura harmonizar o ser humano em suas três esferas existenciais: corpo, mente e espírito. Em nosso corpo físico, as posturas de yoga (ásanas) nos proporcionam bem estar, equilíbrio, força e aumenta nossa vitalidade. Para a mente, aumenta nossa memória, a concentração, o intelecto e nos proporciona maior controle emocional, assim resultando em uma melhor qualidade de vida. Assim concluímos que a prática promove a vitalidade física, serenidade mental e oportunidade para o autodesenvolvimento. Qualquer um pode praticar yoga, independente de idade, peso do corpo, ou religião.

O câncer já foi considerado como uma doença originada por um poderoso agente externo, que destruía as células do corpo. Uma terrível doença que, dependendo de seu desenvolvimento, leva o paciente a morte. Mas pesquisas recentes comprovam que as células cancerígenas não são fortes nem poderosas, mas sim débeis e desordenadas. Na verdade todos nós temos câncer uma ou duas vezes na vida.

Num indivíduo saudável, o sistema imunológico identifica as células anormais no início de sua formação e as destrói; mas quando o sistema imunológico está enfraquecido, uma massa de células em conflito se desenvolve. O câncer, portanto, não é um ataque externo, mas sim um colapso interno. E qual é a causa desse colapso interno? – Emoções negativas, provocadas por um forte estresse emocional, dizem os cientistas. A doença se agrava quando a dor fica interiorizada e a pessoa não sabe expressar seus sentimentos de insatisfação.

Angústia e sensação de abandono levam a um acentuado desequilíbrio hormonal, aumentando a produção de células anormais e enfraquecendo o sistema imunológico, cuja função é justamente destruí-las. Na verdade, a principal diferença entre as células cancerígenas e as células normais é que estas têm alta voltagem, que bloqueia sua multiplicação irregular, enquanto as células cancerígenas têm baixa voltagem, e estas, uma vez despolarizadas, proliferam facilmente. Esse baixo índice energético de células cancerígenas provém diretamente de estados depressivos e sensações angustiantes de pacientes.

A produção de hormônios tem, de fato, um profundo efeito no estado de espírito, no temperamento e na eficiência mental. As situações de hiper ou hipossecreção (acima ou abaixo normal) das glândulas podem causar distúrbios emocionais e mentais, que abalam a saúde e a paz de espírito. Isso comprova que existe uma interação dinâmica entre as emoções, os hormônios e as doenças.

A pressão sutil da postura de Yoga, mantida estática por pouco tempo, restabelece a correta secreção de hormônios, trazendo equilíbrio emocional e, por conseguinte, saúde física e mental. Evitando assim que doenças como câncer se desenvolva.

CAPC

Autor: CAPC

O CAPC visa principalmente a assistência humanitária e social às pessoas com câncer e seus familiares em situação de vulnerabilidade.

Compartilhe!