Como Surgimos?

História do CAPC

Nossa idéia: oferecer mais possiblidades aos portadores de Câncer, em busca de tratamento e suporte.

Tudo começou em 2012...

                 O Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer é uma entidade civil, sem fins lucrativos, foi fundado em 15 de março de 2012, na cidade de Caxias do Sul-RS, por um grupo de pessoas sensibilizadas com o problema da patologia câncer, devido a grande demanda na cidade que por vezes as instituições já existentes na cidade tinham fila de espera, por esse motivo nasceu o C.A.P.C. a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos acometidos, com ênfase no resgate de sua dignidade, autoestima e amor pela vida.

Auxiliar os Portadores de Câncer.

C.A.P.C. é uma organização não governamental (ONG), apartidária, sem cunho religioso e sobrevive com o apoio, empatia e solidariedade da comunidade através do telemarketing, doações espontâneas e ações desenvolvidas para arrecadação de fundos para sua sustentabilidade e auxílio aos assistidos, sendo este regido pelas Normas do 3º Setor, Estatuto Próprio e normativas internas.

O que oferecemos:

Auxílio Transporte Municipal (para atendimentos médicos,
quimioterapia, participação em eventos, atividades e oficinas); 

Atendimento Social e Psicológico; 

Suplementos Alimentares (em caráter emergencial); 

Leite; Cestas Básicas; Fraldas Geriátricas e infantis; Equipamentos
para a utilização de Sondas (em caráter emergencial); 

Medicações; (Com prescrição médica e que não sejam fornecidas pelo
S.U.S. e/ou até a disponibilização do mesmos através do Cess);

Repasse de roupas, calçados, móveis e utensílios doados pela sociedade;

Empréstimo de cadeiras de rodas, muletas, andadores entre outros
equipamentos hospitalares e domésticos para cuidados com a saúde.

Ajudar, Orientar e dar Suporte.

As pessoas que são beneficiadas com os projetos sociais do C.A.P.C. são acolhidas na instituição pelo setor social. Onde é realizada uma triagem, com base à comprovação da patologia através de laudos médicos, e sua vulnerabilidade através de documentações, prescrições médicas e visitas domiciliares. Após análise e identificação de demandas e o contexto social as mesmas são atendidas, acompanhadas e orientadas conforme as suas necessidades, possibilidades financeiras do CAPC e encaminhadas para as redes do município.

Mas o CAPC vai muito além do Câncer...

Historicamente o C.A.P.C. atendia somente pessoas acometidas pela patologia Câncer, em 2015 passou a atender também famílias em diversas situações de vulnerabilidade social, acometidas por alguma outra patologia que não exista na cidade outra ONG para lhe dar suporte, a partir desta deu-se início a acolhida através do Centro de Fortalecimento de Vínculos, que chegam até o serviço social através de busca espontânea ou indicações.